Prova de Vida INSS 2022: Quando Fazer? Prazos e Agendamento

Com os índices de corrupção estourados na maioria dos serviços governamentais, o INSS faz o uso da Prova de Vida INSS 2022 para evitar fraudes no seu sistema. Esse procedimento é de caráter obrigatório para os segurados e precisa ser feito periodicamente. A prova de vida INSS 2022 ajuda o órgão a canalizar os seus recursos para entrega-los aos cidadãos que realmente merecem.

Prova de Vida INSS 2022
Prova de Vida INSS 2022

Veja quais benefícios em que é necessário realizar a prova de vida do INSS:

Quem deve fazer a Prova de Vida INSS

Desde que a prova de vida INSS 2022 iniciou em 2012, todos os beneficiários da Tabela INSS 2022 que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, são obrigados a cumprir com esta avaliação.

A obrigação não prevê nenhuma exceção por idade ou tipo de benefício. Lembrando que a não participação pode gerar a suspensão do auxílio previdenciário.

Prazo para Realizar a Prova de Vida

Esta avaliação é exigida a cada 12 meses. A data exata do processo vai depender do banco que entrega o auxílio, uma vez que alguns bancos costumam a aplicar a prova na data de aniversário do segurado, enquanto outros cobram um mês antes do fim do prazo da última avaliação.

No entanto, em todo caso, o banco sempre emitirá uma notificação informando o prazo que deve ser observado pelo beneficiário. Por isso, fique atento as mensagens emitidas no internet banking e terminais eletrônicos de autoatendimento.

Como Agendar a Prova de Vida INSS 2022

Antes de mostrar como é feito o agendamento, vale deixar claro que não é preciso agendar o atendimento para fazer a prova de vida na agência do seu banco. Para cumprir com essa obrigação na agência bancária basta ter em mãos um documento de identificação, como o RG.

O agendamento INSS 2022 é somente necessário no caso de quem pretende fazer a prova de vida no INSS. Nesse caso será preciso seguir as etapas abaixo para agendar pela internet:

  • Entre no site do Meu INSS por ESTE LINK;
  • Em seguida faça o login informando o seu CPF e senha cadastrada;
  • Depois de acessar a área restrita clique na opção Agende sua Perícia que aparece no menu esquerdo;
  • Continue clicando em Agendar Novo e depois informe todos os dados que são solicitados.
  • Feito isso, o agendamento já estará concluído. Agora basta aguardar a data marcada para ser atendido.

Note que também é possível fazer o agendamento da perícia usando o aplicativo Meu INSS disponível para Android e IOS.

Prova de Vida pela Internet

Infelizmente a prova de vida não pode ser feita totalmente pela internet, sendo necessária a comparência do segurado na agência do INSS ou banco onde recebe o seu auxílio.

No entanto, quando se tratar de um aposentado com dificuldades de locomoção, por exemplo, o Instituto permite que um procurador seja designado para fazer a prova.

  • Você pode solicitar a procuração por meio do aplicativo ou portal MEU INSS 2022.
  • Para tal basta entrar no sistema, despois escolher a opção agendamentos/requerimentos >> Novo Requerimento >> procuração.

Deixar uma resposta