CNIS INSS 2022: Como Tirar, Consultar meu Extrato CNIS?

Você sabe o que é o CNIS INSS 2022? Se sua resposta for não, ou mesmo sabendo que você ainda tem dúvidas sobre o CNIS, esse artigo foi feito especialmente para você Abaixo, você vai entender tudo sobre o CNIS INSS 2022, como se cadastrar, consultar e verificar o seu extrato. Vamos lá!

O que é o CNIS INSS?

Mas afinal, o que é CNIS INSS?  O CNIS nada mais é que uma sigla para “Cadastro Nacional de Informações Sociais”. Em resumo, ele nada mais é que um relatório do trabalhador.

CNIS INSS 2022
CNIS INSS 2022

Ou seja, é como se fosse o histórico do trabalhador durante sua vida. Dentro desse contexto, o CNIS é considerado o documento mais importante quando falamos sobre Previdência Social 2022 e aposentadoria.

Para você ter uma ideia, o CNIS possui o Extrato CNIS que é um banco de dados que guarda informações de todos os trabalhadores desde 1976.

Cadastro CNIS INSS

Atualmente, existem algumas formas para quem deseja tirar o CNIS, a mais tradicional é ir diretamente à agência do INSS. Todavia, você também pode obter esse documento através de alguns bancos e claro, pela internet, a melhor forma para quem busca praticidade.

Para quem deseja tirar o CNIS pela internet, tudo pode ser feito através do site ou aplicativo MEU INSS. Veja o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site MEU INSS, clicando aqui;
  • Assim que acessar faça o seu cadastro e posteriormente, informe o código de verificação que pode ser solicitado através do número 135. Ao ligar para este número, será necessário responder 5 perguntas simples para dar sequência ao seu cadastro;
  • Por fim, após entrar na plataforma, você terá acesso a diversos serviços, como o Extrato CNIS, Declaração de regularidade do contribuinte individual, entre outros.

Consulta CNIS INSS

Com a finalidade de fazer a sua consulta CNIS INSS, você não vai precisar de muito, pois, assim como o cadastro, a consulta também pode ser feita 100% pela internet.

Neste caso, após concluir a sua inscrição seguindo o passo a passo abaixo, para efetuar a consulta, você só precisa acessar a sua conta no site ou aplicativo MEU INSS 2022.

Assim que você estiver dentro da plataforma, é possível ter acesso a diversos serviços, como a própria consulta CNIS INSS, por exemplo. Além da consulta, você também tem acesso a diversos dados do CNIS.

Extrato CNIS INSS 2022

Por fim, dentro os diversos serviços que você consegue obter através do portal MEU INSS ou aplicativo – que atualmente, está disponível para Android (Play Store) e IOS (App Store) – é possível também emitir o Extrato CNIS INSS 2022.

Com a finalidade de emitir este documento tão importante, não é necessário um passo a passo, pois, o procedimento independentemente da plataforma que você for utilizar é muito simples.

  • Acesse Meu INSS;
  • Faça o Login dentro do Portal;
  • Assim que acessar, clique em “Extrato de Contribuição (CNIS);
  • Por fim, verifique os dados e clique em “Baixar PDF”.

Após baixar o PDF você terá acesso a todos os dados da sua contribuição na palma da sua mão.

Deixar uma resposta