Aposentadoria por Invalidez 2022: Quem tem Direito

A previdência social é especialmente conhecida pela sua capacidade de inclusão nos benefícios que entrega aos trabalhadores subscritos. Isso é verificado na própria aposentadoria, onde além da idade da aposentadoria, a incapacidade permanente de trabalhar também abre espaço para o recebimento do auxílio na modalidade de aposentadoria por invalidez 2022. Se você precisa solicitar esse tipo aposentadoria ou simplesmente quer saber mais acerca do assunto, então não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post de aposentadoria por invalidez 2022.

Aposentadoria por Invalidez 2022
Aposentadoria por Invalidez 2022

Quem tem Direito

O auxílio da aposentadoria por invalidez é direito:

  • De todo o segurado que é acometido por algum tipo de moléstia ou incapacidade.
  • O cidadão deve estar impedido permanentemente de continuar a atividade laboral e também precisa observar o período de carência e outros requisitos para receber o benefício.
  • O direito a aposentadoria por invalidez é perdido no caso de trabalhadores que tiveram a incapacidade antes de ingressar num regime previdenciário. Ou seja, se você não contribuía na Tabela INSS 2022 quando teve a invalidez, então não tem direito a aposentadoria.

Requisitos Aposentadoria por Invalidez 2022

Existem critérios específicos que você precisa considerar para saber se pode solicitar e receber o valor desse auxílio da previdência social 2022, são eles:

  • É preciso ter carência mínima de 12 meses de contribuição. Exceto em caso de moléstias graves, como a paralisia irreversível, alienação mental, tuberculose ativa, etc.;
  • Estar contribuindo num regime previdenciário no momento da ocorrência do evento que causou a invalidez;
  • Provar a incapacidade total de continuar a exercer a atividade laboral.

Aposentadoria por Invalidez 32 é Definida

A aposentadoria por invalidez também é designada por “Espécie 32” pelo INSS, daí que surge a denominação aposentadoria por invalidez 32.

A “Espécie 32” é definida de acordo com o regime de previdência social do trabalhador, e os segurados somente podem aceder a mesma se estiverem em conformidade com todos os requisitos mencionados no tópico anterior.

A Aposentadoria por invalidez 32 tem o seu valor fixado em 100% do salário do trabalhador. No entanto, existe a possibilidade dessa quantia ter um acréscimo 25% caso o segurado precise da ajuda de uma outra pessoa para realizar atividades básicas para a sua sobrevivência cotidiana.

Veja também as regras de outras modalidades de aposentadoria da Previdência Social:

O código 32 é apurado frequentemente pelo INSS por meio de exames que são feitos pelo segurado para a verificação da continuidade da sua invalidez. Depois que o indivíduo completa 60 anos de idade, os exames passam a não ser mais necessários, salvo em algumas situações especiais.

Pente Fino INSS Aposentadoria por Invalidez

Pente fino INSS 2022 aposentadoria por invalidez é o nome popular do processo que visa a verificação da continuidade no cumprimento dos requisitos da aposentadoria por invalidez. O pente fino é aplicado somente nos segurados que estão atualmente recebendo este auxílio previdenciário.

Geralmente, o segurado passa pela verificação se ele está a mais de 6 meses sem fazer a perícia e a sua aposentadoria tem tempo indeterminado para cessar.

Com o pente fino a previdência pretende combater o oportunismo, ao mesmo tempo que a entrega de seus recursos a cidadãos que realmente precisam.

Deixar uma resposta