INSS MEI 2022: Valor, Boleto, Consulta MEI, Contribuição

Você conhece o INSS MEI 2022? Anualmente, a tendência é que tanto o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o programa para Microempreendedor individual (MEI) mudem e no ano de 2022 não seja diferente.

Portanto, se você é MEI ou pretendo ser MEI, está preocupado com sua aposentadoria, esse artigo é de suma importância para você. Abaixo, você vai entender se o MEI de fato precisa pagar INSS, se sim, qual o valor, como gerar o boleto e muito mais. Vamos lá!

INSS MEI 2022
INSS MEI 2022

MEI Paga INSS?

Sim! Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o pagamento do INSS pelo MEI está longe de ser uma desvantagem, muito pelo contrário.

Em resumo, enquanto um trabalhador comum pode pagar 20% de INSS baseado em 1 salário mínimo, por exemplo, o Microempreendedor Individual paga um valor muito abaixo, todavia, possui praticamente os mesmos direitos de um trabalhador comum.

No entanto, o MEI não consegue se aposentar por tempo de contribuição, por exemplo. Neste caso, para se aposentar pela Tabela INSS 2022, é preciso contribuir no DAS + Guia complementar.

INSS MEI Valor

Atualmente, o valor que o MEI deve pagar para o INSS depende da atividade que o mesmo exerce e também varia de acordo com o salário mínimo daquele ano.

Ou seja, no ano de 2020, por exemplo, o MEI pagava em torno de 5% do valor do salário mínimo. Sendo assim, caso o salário mínimo suba, consequentemente o valor da contribuição também vai subir.

No ano de 2020, o valor do MEI referente ao regime de previdência era de 5% do salário mínimo do ano, logo, correspondia a R$52,25 por mês. Mas como citado anteriormente, ao realizar o pagamento somente desse valor, o beneficiário do MEI perde o direito de aposentar por tempo de contribuição.

MEI INSS Boleto

Com a finalidade de emitir o boleto do MEI, tudo pode ser feito 100% pela internet, tanto a consulta do boleto, como a emissão e o pagamento do mesmo. Todavia, para facilitar este processo, abaixo desenvolvemos um passo a passo completo para você.

  • Acesse o Portal do Empreendedor, clicando aqui;
  • Ao acessar o site, clique em “Boleto para Impressão”. Caso não encontre essa opção, você também pode acessar pelo “Pagamento Online”;
  • Neste momento, digite o CNPJ e informe o código de segurança para acessar;
  • Por fim, basta selecionar a opção “Emitir guia de pagamento (DAS)”, selecionar o calendário do ano que deseja emitir o mesmo e para finalizar selecionar o mês que deseja pagar. Para imprimir o boleto, você só precisa clicar em “Emitir DAS” e pronto! Só efetuar o pagamento do boleto.

Consulta INSS MEI

Hoje em dia, para efetuar a consulta do INSS MEI, basta seguir o passo a passo acima. Dessa forma, você terá todas as informações quanto ao pagamento do INSS e do DAS-MEI.

MEI INSS Extrato

Por fim, para quem deseja consultar o extrato do INSS sendo MEI, o processo também é muito simples e feito de forma semelhante ao passo a passo anterior. Veja abaixo:

  1. Acesse o Portal MEU INSS, clicando aqui;
  2. Caso seja o seu primeiro acesso, faça o seu cadastro e em seguida, seu login na plataforma;
  3. Por fim, basta clicar em “Extrato de Pagamento de Benefício”. Pronto! Agora você já pode emitir o seu extrato.

Deixar uma resposta