Aposentadoria por Idade 2022

A aposentadoria é um dos assuntos mais comentados pelos trabalhadores, principalmente entre os contribuintes de idade. Um dos aspetos que mais gera confusão em relação a esse benefício previdenciário, diz respeito a idade necessária para acedê-lo – aposentadoria por idade 2022. Entenda quais são os requisitos de idade para finalmente ter a aposentadoria por idade 2022 depositada na sua conta mensalmente, já nos próximos tópicos.

Aposentadoria por Idade 2022
Aposentadoria por Idade 2022

Lei da Aposentadoria por Idade 2022

Antes de 2019, as leis observadas na aposentadoria por idade eram outras, sendo que a reforma da previdência social ocorrida nesse ano trouxe novidades. Começando pelo nome, a nova lei denomina essa modalidade de aposentadoria programada e passa a prever uma nova idade mínima para a aposentadoria por idade – veja a seguir.

Quem tem direito

A aposentadoria é um benefício de natureza previdenciária. O benefício é concebido mensalmente ao segurado quando este para de trabalhar. No entanto, no caso da aposentadoria oferecida pelo INSS não basta apenas ter finalizado a atividade trabalhista, também é preciso cumprir com certos requisitos para aceder ao auxílio.

Para se aposentar por idade é preciso:

  • Ter no mínimo 65 anos de idade e cumprir com o período de carência de 180 meses, no caso de homem;
  • Ter no mínimo 60 anos de idade e cumprir com o período de carência de 180 meses, no caso de mulher.

Os critérios mencionados acima servem para quem começou a contribuir no INSS antes da aprovação da reforma da previdência de 13 de novembro de 2019. No caso contrário, os seguintes critérios são aplicados:

  • Ter no mínimo 65 anos de idade e 20 anos de tempo de contribuição, no caso de homem;
  • Ter no mínimo 62 anos de idade e 15 anos de tempo de contribuição, no caso de mulher.

Aposentadoria por Idade 2022 Rural

Todo aquele cidadão que exerce uma atividade individual ou em regime de economia família visando a geração de renda para a sua ou sobrevivência do aglomerado, é considerado trabalhador rural 2022. Os indivíduos que se enquadram nesta descrição têm o direito a redução de 5 anos na idade mínima necessária para receber a aposentadoria por idade.

Lembrando ainda que o segurado precisa estar a efetuar esse tipo de trabalho no momento em que ele for solicitar o auxílio.

Como funciona o Cálculo

O cálculo do valor que o indivíduo receberá pela aposentadoria é feito levando-se em consideração 70% do valor do salário de benefício. Sobre esse salário faz-se um acréscimo de 1% para cada ano de contribuição cumprido pelo segurado, não podendo passar o teto de 100% do salário de benefício.

Para determinar o salário de benefício basta calcular a média aritmética simples das 80% maiores contribuições feitas desde o mês de julho de 1994.

Em algumas situações especiais o valor determinado para a aposentadoria por idade pode sofrer acréscimo. Por exemplo, quando o segurado precisa de assistência permanente de terceiros para conduzir a sua vida civil, a previdência social 2022 faz um acréscimo de 25% no valor normal do auxílio.

Deixar uma resposta