Aposentadoria Rural 2022: Quem tem Direito? Novo Valor!

A aposentadoria dos trabalhadores rurais é diferente da aposentadoria dos empregados da zona urbana. Por isso, a previdência social computa o tempo necessário para receber a aposentadoria rural 2022 de forma diferente. Então, se você pratica uma atividade rural e deseja saber como pode qualificar para o recebimento da aposentadoria rural 2022, este post possui as informações que você precisa. Entenda melhor nos próximos tópicos sobre esta modalidade da aposentadoria.

Aposentadoria Rural 2022
Aposentadoria Rural 2022

Aposentadoria Rural 2022

Em termos simples, a aposentadoria rural é um termo usado para designar a aposentadoria dada a contribuintes da previdência que praticam uma atividade rural. Essa forma do benefício também pode assumir diferentes tipos, como os mencionados abaixo:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição urbana com consideração do tempo referente a atividade rural;
  • Aposentadoria por idade rural;
  • Registro do tempo rural em cartório para servidor público em regimes próprios;
  • Aposentadoria por idade 2022 hibrida rural e urbano.

A aposentadoria rural por idade não exige uma contribuição previdenciária, e como na maioria dos casos, o valor deste benefício é correspondente a um salário mínimo.

Quem tem Direito a Aposentadoria Rural

Existe mais de uma forma de conseguir a aposentadoria rural. Dessa forma, o segurado pode solicitar a aposentadoria desde que cumpra com o estabelecido numa das modalidades mencionadas abaixo:

  • Aposentadoria por idade – a idade mínima exigida é de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.
  • Aposentadoria híbrida ou mista – quando o tempo urbano é considerado juntamente com o tempo de trabalho rural. Nesse caso a idade mínima necessária para receber a aposentadoria rural sobe para 65 anos no caso de homens e 60 anos no caso de mulheres.

✔ Confira também como encaminhar a aposentadoria proporcional 2022.

Tempo de Contribuição para Aposentadoria Rural 2022

Como o próprio nome já sugere, nessa modalidade é preciso que o segurado possua um certo tempo de contribuição para aceder a aposentadoria. Geralmente somente trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e empregados podem qualificam para esse tipo de aposentadoria.

Para receber o benefício por tempo de contribuição também é preciso observar o tempo de carência estabelecido:

No caso de mulheres:

  • Ter no mínimo 30 anos de contribuição e 180 meses de carência.

No caso de homens:

  • Ter no mínimo 35 anos de tempo de contribuição e 180 meses de carência.

Note que as atividades rurais realizadas antes de 8 de novembro de 1999 contam para o tempo de contribuição, e nesse caso o segurado não precisa satisfazer o tempo de carência necessário para ter o auxílio.

Somente os segurados especiais é que não qualificam para o recebimento da aposentadoria rural por tempo de contribuição, uma vez que eles não contribuem diretamente para a previdência social 2022.

Como Comprovar Atividade Rural para Aposentadoria Rural

Para receber os benefícios reservados aos trabalhadores rurais é preciso estar envolvido numa atividade rural. Por isso, é normal que durante o pedido da aposentadoria rural 2022 você tenha que apresentar documentos que comprovem esse estado.

✔ Veja também as regras da Aposentadoria Especial 2022.

Os documentos necessários incluem:

  • Matrículas de irmãos;
  • Certidões de nascimento e casamento
  • Matrículas em escolas;
  • Entre outros.

Deixar uma resposta