Extrato INSS Empresa 2022

O extrato INSS Empresa 2022 é feito para ajudar os contratantes a adquirirem informações suficientes sobre os contratados, para pagar o benefício do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão ligado diretamente ao Governo Federal. Isso claro, havendo uma exceção para servidores públicos. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações sobre como você pode retirar o seu extrato INSS Empresa 2022. Claro, considerando que esteja prestes a pagar, ou que já tenha pago suas pendências do governo para o seu ex-funcionário.

O mesmo é responsável, por exemplo, pelo pagamento das aposentadorias por invalidez 2022, e também, alguns outros benefícios. Entretanto, lembre-se que só é possível receber tais benefícios caso você seja um trabalhador brasileiro que contribuiu com a Previdência Social.

Extrato INSS Empresa 2022
Extrato INSS Empresa 2022

Alíquotas INSS Patronal

O INSS patronal pode ser considerado e acessado no extrato INSS Empresa 2022 como contribuições previdenciárias feitas pelos funcionários, mas, desde que estes sejam pessoas jurídicas.

Ou seja, eles não possuem um contrato normal das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). E sim são classificados como PJ, e que trabalham sob contrato externo. Segundo o Guia da Previdência Social (GPS), deve-se aplicar 20% de INSS patronal sobre a folha de pagamento. E caso haja retirada de pró-labore, o valor sobre para 31%. Lembrando que destes 31, 11% estão destinados a contribuição pelo sócio e 20% pelo chefe.

Como Calcular Extrato INSS Empresa 2022

Além de gerar o seu extrato INSS 2022 Empresa 2022, você ainda pode calcular o INSS Empresa. Para tal, é necessário seguir o regime do Lucro Presumido e Lucro Real.

Ou seja, recolher 20% de contribuição previdenciária patronal, sobre o total da folha de pagamento desta empresa. Isso claro, além de somar a multiplicação do Fator Acidentário de Prevenção e os Riscos Ambientais do Trabalho.

Disso, com estes dados em mãos, a fórmula basicamente é pegar os 20% do INSS + (RAT X FAP). Abaixo falaremos um pouco mais sobre como ir atrás de seu extrato.

Extrato de Contribuição do INSS Empresa

Para consultar o seu extrato INSS 2022, o procedimento é bastante simples. Na verdade, até separamos abaixo um passo a passo para que você consiga fazer:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Ministério da Fazenda, na Receita Federal
  2. Posteriormente, aperta na sessão de login, no cabeçalho da página
  3. Feito isso, vá até o menu de consulta extrato de contribuições de empresas e equiparados
  4. Agora, na nova página, será necessário que preencha alguns dados. Estes envolvem o seu CNPJ ou CEI, identificador, competência, e claro, a senha que utilizou para cadastrar
  5. Basta apertar em consulta, para ter tais dados revelados

Como Pagar o INSS Empresa

Caso você já tenha retirado seu extrato INSS Empresa, o próximo passo é efetuar o pagamento do mesmo. Agora, o guia com as informações e valores para pagamento costuma ser enviado pelo departamento pessoal. Entretanto, o mesmo pode ser emitido também pelo site da Receita Federal.

Disso, basta realizar o pagamento INSS 2022 de tal guia por meio dos bancos conveniados, lotéricas da Caixa Econômica Federal, ou até mesmo débito em conta. Lembrando que o recolhimento é feito até o dia 20 do mês subsequente. Tal pagamento é previsto por lei, e o não cumprimento disso poderá gerar multas para a empresa.

Deixar uma resposta