Pagamento INSS 2022

Para zelar pelos direitos do trabalhador a benefícios básicos, o INSS precisa que os seus segurados efetuem o pagamento INSSS 2022. Por isso, todo o funcionário segurado por esta entidade deve garantir que os pagamentos estão em ordem de modo que ele não tenha problemas quando for levantar o seu auxílio-doença por exemplo.

Confira os próximos tópicos deste post e saiba como funciona o recolhimento das contribuições previdenciárias.

Pagamento INSS 2022
Pagamento INSS 2022

Pagamento INSS 2022

Como é sabido pela maioria dos trabalhadores, no caso de empregados que atuam segundo um contrato de trabalho que observa as normas da CLT, o pagamento INSS 2022 é feito automaticamente pela empresa. Ou seja, assim que entra o salário, o empregador deduz os valores das contribuições previdenciárias do INSS.

Para essa finalidade, o INSS 2022 oferece diferentes opções para que as empresas façam o pagamento INSS dos seus funcionários. Existe a possibilidade de quitar esse valor nas casas lotéricas ou agências. Para ser atendido nas agências é preciso fazer o agendamento usando o aplicativo Caixa GPS Eletrônica.

Extrato Pagamento INSS

Empresas que fazem o pagamento das contribuições previdenciárias de seus funcionários podem conferir o extrato de pagamento INSS via online. Siga o procedimento apresentado abaixo para consultar:

  • Primeiro acesse o site do Ministério da fazenda CLICANDO AQUI;
  • Na próxima tela será preciso especificar se você é CNPJ (empresa) ou CEI (contribuinte individual);
  • Depois disso siga informando o Identificador, Competência e senha cadastrada. Também é preciso digitar o texto exibido e depois clicar em Consulta;
  • Na página que segue já poderás ter acesso a todas as contribuições efetuadas.

Pagamento INSS Atrasado

Contribuintes individuais tem a possibilidade de pagar o INSS atrasado a qualquer momento. No caso de pagamento de parcelas com até 5 anos de atraso será preciso fazer o cálculo do GPS por pagar, pois esse cálculo é que define o valor que deve ser quitado.

Agora, quando o atraso for superior a 5 anos, será preciso comprovar o efetivo de trabalho para poder correr atrás do INSS atrasado.

Pagamento INSS Autônomo

Para usufruir de benefícios que fazem toda a diferença na vida do trabalhador brasileiro, como é o caso da aposentadoria, os trabalhadores autônomos também podem faz contribuições previdenciárias INSS. Para isso será preciso observar o seguinte processo:

Pagamento INSS Empresa

Como mencionamos em tópico anterior, as empresas têm ao seu dispor diferentes formas de pagamento INSS.

Para poder efetuar o pagamento pela internet deverás gerar o GPS seguindo as etapas a seguir. Veja como pagar o INSS 2022:

  • Entre no site da Receita Federal;
  • Clique na opção que diz Emissão de GPS para Contribuintes Individuais e para empresas e órgãos públicos;
  • Selecione o módulo de sua empresa e depois insira o número do NIT/PIS/PASEP, e confirme;
  • Insira toda a informação solicitada e clique em Gerar GPS.

Deixar uma resposta