Aposentadoria Proporcional 2022: Como Funciona, Cálculo

A aposentadoria proporcional 2022 é uma forma pela qual o trabalhador pode solicitar o benefício da aposentadoria antecipadamente. Nessa opção o valor concedido ao beneficiário é menor do que ele teria direito se obtivesse esse benefício INSS da forma padrão ou tradicional. Para atender a toda classe trabalhista, o INSS dispõe de diferentes tipos de aposentadoria para os contribuintes que cumprem com os critérios estabelecidos, no entanto, neste post falaremos apenas da aposentadoria proporcional 2022.

Aposentadoria Proporcional 2022
Aposentadoria Proporcional 2022

Veja também como realizar:

Aposentadoria Proporcional

Todo o trabalhador que contribui com a Tabela INSS 2022 pretende no final receber a aposentadoria quando for hora de cessar as suas atividades. É importante destacar que formalmente a aposentadoria proporcional foi abolida pela lei publicada em 1998. No entanto, sob certas condições ainda existem contribuintes que podem ter acesso ao benefício.

Para os interessados é possível fazer a simulação da aposentadoria por meio do site gratuito montado pela própria previdência social.

Como funciona?

Como mencionamos em tópicos anteriores, a aposentadoria proporcional não é um benefício disponível para todos os contribuintes da previdência social. Um dos principais requisitos a ser observado para ter acesso a aposentadoria proporcional é ter iniciado a contribuição no INSS antes do dia 16 de dezembro de 1998.

Desta forma, contribuintes que iniciaram a sua contribuição depois desse período devem obrigatoriamente aderir a aposentadoria por idade 2022 ou por tempo de contribuição.

Note que outros requisitos também devem ser observados para ter acesso a aposentadoria proporcional, como os seguintes:

  • As mulheres precisam ter idade mínima de 48 anos e homens devem ter 53 anos no momento que a solicitação for feita;
  • Ter um tempo de contribuição de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres (contam somente os anos que faltavam para o contribuinte se aposentar em 1998).

Cálculo da Aposentadoria Proporcional 2022

A fórmula usada na determinação do valor que deve ser pago na aposentadoria proporcional difere do procedimento seguido na aposentadoria tradicional de hoje. Normalmente o valor da aposentadoria proporcional será correspondente a 70% do valor da aposentadoria tradicional.

Além disso, vale considerar o fato do valor de 70% receber um acréscimo de 5% a cada ano a mais de contribuição. O fator previdenciário também deve levar em consideração o valor final do benefício – esse fator criado pela lei 9.876/1999 declara que:

“Será calculado considerando-se a idade, a expectativa de sobrevivência e o tempo de contribuição do segurado ao se aposentar”

Com isso é possível perceber que o cálculo envolve diferentes fatores, razão pela qual é muito recomendado que o contribuinte busque ajuda profissional.

Como fazer a simulação de aposentadoria

Uma boa ferramenta que possibilita a determinação do valor da aposentadoria proporcional é o simulador disponibilizado pela previdência social. Siga o passo a passo apresentado abaixo para fazer a simulação da aposentadoria:

  • Primeiro entre no site oficial da previdência por este link – http://www.previdencia.gov.br/;
  • Em seguida informe os dados pessoais solicitados (Número do NIT, CPF, entre outros);
  • Por fim, você apenas precisa confirmar o envio das informações para a iniciar simulação.

Deixar uma resposta