Aposentadoria para professor 2022

Após as reformas que ocorreram recentemente, a Aposentadoria para professor 2022 mudou. Se você é professor e principalmente se está prestes a se aposentar, esse artigo foi feito especialmente para você.

Logo abaixo, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre a Aposentadoria para professor 2022, desde as novas regras, como você pode simular a sua aposentadoria INSS 2022 e muito mais. Vamos lá!

Aposentadoria para Professor 2022
Aposentadoria para Professor 2022

Novas regras da aposentadoria para professores

Hoje em dia, a reforma propôs uma mudança significativa no que diz respeito a professores de escolas públicas e particulares. Mas lembre-se, professores de universidades federais, por exemplo, não estão nas regras abaixo.

Com a finalidade de se aposentar, é importante prestar atenção tanto na idade mínima, como no tempo de contribuição. Ficou assim:

  • Homens: Idade mínima de 60 anos ou 25 anos de contribuição;
  • Mulheres: Idade mínima de 57 anos ou 25 anos de contribuição.

Quando se trata dos valores da aposentadoria, o professor (a) que contribuiu por 20 anos, por exemplo, receberá 60% do valor.

Entretanto, este valor pode chegar até 100%. Mas para isso, após 20 anos de contribuição, a cada ano a mais contribuindo acresce 2% em cima dos 60%. Neste caso, para chegar aos 100%, o professor precisa contribuir por mais 20 anos, totalizando 40 anos de contribuição.

Mas, é importante ficar atento, principalmente às mulheres, pois, o cálculo INSS 2022 para as mesmas muda quando se trata da Rede Privada. Neste caso, ao invés de 20 anos de contribuição a mais para completar os 100%, serão necessários somente 15 anos.

Além disso, o valor é baseado na média de todos os salários do professor (a), mas exclui 20% dos piores salários. Dessa forma, fica uma média mais justa para estabelecer quanto o mesmo vai ganhar mensalmente em sua aposentadoria.

Tabela da aposentadoria para professores

Com a reforma, existem 3 modalidades referente a aposentadoria para professores. Veja a tabela abaixo:

Regra Dos Pontos:

  • Mulher 51 anos e Homem 56 anos;
  • Professora 25 anos de contribuição e Professores 30 anos de contribuição;
  • Soma idade + tempo = 83 Mulheres e 93 Homens.

Idade Mínima Progressiva

  • 57 anos Homem e 52 anos Mulher;
  • Professor 30 anos de contribuição e Professora 25 anos.

Regra do Pedágio

  • Mulher 52 anos e Homem 55 anos;
  • Professoras 25 anos de contribuição e Professores 30 anos de contribuição;
  • 100% do tempo de contribuição adicional referente ao período que faltava para se aposentar.

Simulação da aposentadoria de professor

Com a finalidade de calcular a aposentadoria, o método antigo não funciona mais, pois, após a reforma, o mesmo também sofreu algumas mudanças significativas.

Antigamente, por exemplo, a média do valor da aposentadoria MEU INSS 2022 era feita com base nos maiores salários, sendo os 80% maiores. Todavia, como citado anteriormente, agora é feito da mesma forma, porém, excluindo somente os 20% piores.

Além disso, outros fatores mudaram para simular a aposentadoria para professores, como o tempo de contribuição e a idade mínima. Hoje em dia, para não ter dúvidas na hora de verificar e simular a aposentadoria, existem alguns sites que oferecem calculadoras gratuitas para você.

Neste caso, o site da Dieese.Org é um dos mais indicados para quem deseja efetuar uma simulação agora mesmo. Todavia, para ter confiança nos dados, é possível utilizar outras plataformas disponíveis no Google.

Deixar uma resposta