A aposentadoria proporcional 2024 é uma forma pela qual o trabalhador pode solicitar o benefício da aposentadoria antecipadamente. Nessa opção o valor concedido ao beneficiário é menor do que ele teria direito se obtivesse esse benefício INSS da forma padrão ou tradicional. Para atender a toda classe trabalhista, o INSS dispõe de diferentes tipos de aposentadoria para os contribuintes que cumprem com os critérios estabelecidos, no entanto, neste post falaremos apenas da aposentadoria proporcional 2024.
Veja também como realizar:
Conteúdo do Artigo
Aposentadoria Proporcional
Todo o trabalhador que contribui com a Tabela INSS 2024 pretende no final receber a aposentadoria quando for hora de cessar as suas atividades. É importante destacar que formalmente a aposentadoria proporcional foi abolida pela lei publicada em 1998. No entanto, sob certas condições ainda existem contribuintes que podem ter acesso ao benefício.
Para os interessados é possível fazer a simulação da aposentadoria por meio do site gratuito montado pela própria previdência social.
Como funciona?
Como mencionamos em tópicos anteriores, a aposentadoria proporcional não é um benefício disponível para todos os contribuintes da previdência social. Um dos principais requisitos a ser observado para ter acesso a aposentadoria proporcional é ter iniciado a contribuição no INSS antes do dia 16 de dezembro de 1998.
Desta forma, contribuintes que iniciaram a sua contribuição depois desse período devem obrigatoriamente aderir a aposentadoria por idade 2024 ou por tempo de contribuição.
Note que outros requisitos também devem ser observados para ter acesso a aposentadoria proporcional, como os seguintes:
- As mulheres precisam ter idade mínima de 48 anos e homens devem ter 53 anos no momento que a solicitação for feita;
- Ter um tempo de contribuição de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres (contam somente os anos que faltavam para o contribuinte se aposentar em 1998).
Cálculo da Aposentadoria Proporcional 2024
A fórmula usada na determinação do valor que deve ser pago na aposentadoria proporcional difere do procedimento seguido na aposentadoria tradicional de hoje. Normalmente o valor da aposentadoria proporcional será correspondente a 70% do valor da aposentadoria tradicional.
Além disso, vale considerar o fato do valor de 70% receber um acréscimo de 5% a cada ano a mais de contribuição. O fator previdenciário também deve levar em consideração o valor final do benefício – esse fator criado pela lei 9.876/1999 declara que:
“Será calculado considerando-se a idade, a expectativa de sobrevivência e o tempo de contribuição do segurado ao se aposentar”
Com isso é possível perceber que o cálculo envolve diferentes fatores, razão pela qual é muito recomendado que o contribuinte busque ajuda profissional.
Como fazer a simulação de aposentadoria
Uma boa ferramenta que possibilita a determinação do valor da aposentadoria proporcional é o simulador disponibilizado pela previdência social. Siga o passo a passo apresentado abaixo para fazer a simulação da aposentadoria:
- Primeiro entre no site oficial da previdência por este link – http://www.previdencia.gov.br/;
- Em seguida informe os dados pessoais solicitados (Número do NIT, CPF, entre outros);
- Por fim, você apenas precisa confirmar o envio das informações para a iniciar simulação.