Recurso INSS 2022: Como Funciona, O que Escrever, Formulário

Infelizmente nem todos os pedidos feitos ao INSS pelos segurados são aceitos pelo instituto, como é o caso do requerimento da aposentadoria que pode ser negado. Dessa forma, é obrigatório que todo o contribuinte da previdência conheça o recurso INSS 2022, já que ele pode ser usado nesse tipo de situação. Por isso, caso você esteja numa situação em que o seu pedido foi negado pelo INSS ou só pretende ter mais informações acerca do recurso INSS 2022, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post.

Recurso INSS 2022
Recurso INSS 2022

Veja também:

Como funciona e quanto tempo demora o Recurso INSS

Para entender melhor esse recurso, é importante saber como funciona o sistema do INSS usado na aprovação ou negação dos pedidos feitos pelos segurados. No momento em que o requerimento do segurado chega ao INSS, o mesmo é submetido a equipe devida para avaliação.

Se o pedido submetido for negado, o cidadão poderá usar o recurso INSS para contestar a decisão administrativa desfavorável. O julgamento do recurso é feito pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) em duas instâncias de julgamento.

A primeira instância de julgamento, ou junta de recurso, é verificada quando a contestação apresentada diz respeito a uma decisão tomada pelo INSS. Agora, a segunda forma de julgamento, ou Câmara de julgamento, é notada quando a contestação apresentada é contra uma decisão tomada na junta de recurso.

Como você já deve ter percebido, o recurso pode levar algum tempo para observar a sua conclusão dependendo da evolução do caso. Isto é, se o caso for resolvido logo na primeira instância, o tempo é menor, agora, se o mesmo continuar em uma segunda instância, o tempo de demora do recurso INSS também aumenta.

O que escrever no recurso INSS 2022

Acima de tudo, o recurso INSS 2022 deve possuir a razão pela qual o segurado acha que foi injustiçado na decisão já tomada pelo INSS. Note que o motivo deve ir de acordo com os requisitos do benefício ou serviço em causa, pois não adianta apresentar uma razão que não vai de acordo com as condições do auxílio.

Enfim, o recurso INSS 2022 precisa ter as seguintes informações:

  • Informações de identificação do segurado e endereço;
  • Razões da contestação;
  • Motivo do recurso (pode ser por cessação, suspensão ou indeferimento);
  • Nome do órgão que deve receber o recurso. Para a primeira instância, o recurso deve ser endereçado a Junta de Recursos, e na segunda instância ele deve ser endereçado a Câmara de Julgamento (CAJ) do CRSS.

Como consultar andamento do recurso INSS

Para que você tenha maior comodidade na consulta do estado do recurso INSS, a Previdência Social 2022 garante a consulta online dessa informação. Siga as etapas abaixo para consultar pela internet:

  • Primeiro acesse este site — acesso.gov.br;
  • Em seguida informe o seu CPF e depois clique em Avançar. Se não tiver uma conta, clique em Crie sua conta;
  • Na próxima tela já poderás conferir o andamento do recurso.

Formulário para recurso INSS 2022

A apresentação da contestação da decisão da tabela INSS 2022 é feita pela submissão de um formulário. Note que existe um formulário especifico para cada instância desse recurso. Para ter o formulário da primeira instância (Junta de recursos) por exemplo, use ESTE LINK.

5/5 - (2 votes)

Deixar uma resposta