Recadastramento INSS 2022

Com vista a garantir a regularidade dos segurados e promover celeridade na concessão de seus benefícios, o Instituto do Segurado Social (INSS) anualmente faz o recadastramento INSS 2022 para aposentados e pensionistas. Por tratar-se de uma obrigação dos segurados do INSS, é preciso que o recadastramento ou “prova de vida” seja feito dentro do prazo estabelecido. Nos próximos tópicos mostramos a você como pode fazer o recadastramento INSS 2022.

Recadastramento INSS 2022
Recadastramento INSS 2022

Recadastramento INSS 2022

Todos os cidadãos que iniciam a sua contribuição no INSS têm as informações de seu cadastro armazenadas no banco de dados da PREVIDENCIA SOCIAL 2022. Dessa forma, é preciso que de vez em quando a entidade gerenciadora dessa base de dados atualize as informações cadastradas para corresponderem a situação real do contribuinte.

As informações que são atualizadas nesse recadastramento envolvem o telefone, e-mail, endereço de correspondência, entre outros dados que tem relação com a manutenção/exclusão de seus dependentes na recepção dos benefícios garantidos a eles pelas normas da previdência social.

É importante destacar que apesar de haver o recadastramento INSS, o próprio instituto recomenda que os contribuintes comuniquem quaisquer alterações ocorridas nas suas informações pessoais (ou de seus dependentes).

Quem Deve Fazer

O recadastramento INSS deve ser feito todo o ano por segurados. Em suma, o processo visa a verificação dos dados do contribuinte ou comprovar que ele ainda está vivo. Sem essa comprovação o cidadão pode perder a aposentadoria ou pensão.

Note que a prova de vida INSS 2022 é solicitada de todos os aposentados e pensionistas que recebem o seu auxilio do INSS. Somente no caso de segurados que começaram a receber o benefício a não mais de 12 meses é que não há necessidade de fazer o recadastramento.

Como fazer o Recadastramento INSS 2022

Como já alertamos anteriormente, é preciso cumprir com o recadastramento dentro do prazo estabelecido, pois o descumprimento dessa obrigação leva ao bloqueio do benefício. Por isso, não deixe de seguir o passo a passo apresentado abaixo para legalizar o recadastramento INSS 2022 caso você ainda não o tenha feito:

  • Entrar no site ou aplicativo Meu INSS 2022;
  • Buscar pela opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Em seguida clicar na opção que diz “Novo Requerimento”;
  • Usar a lupa para pesquisar a opção de prova de vida. Nos resultados clique naquela que vai de acordo com a sua situação em particular.

Veja que 3 opções serão apresentadas, e todas elas voltam-se a pessoas em situações excepcionais, com dificuldade de locomoção ou com mais de 80 anos.  Caso você não faça parte de nenhum desses grupos, então terá de comparecer diretamente no banco pagador tendo em mãos um documento de identificação com foto.

Prova de Vida INSS

A designação Prova de Vida também é usada para referenciar ao processo de recadastramento dos dados das pessoas que contribuíram no INSS e agora estão recebendo a aposentadoria ou pensão.

Esse nome em especial surgiu por conta da função do recadastramento na verificação do falecimento ou não do beneficiário, ou dos dependentes que estão registados na base de dados da previdência social para o recebimento de algum auxílio.

Deixar uma resposta