Devido ao alto volume de cidadãos por atender, é necessário que o INSS tenha diversos canais de atendimento. Por isso, além do atendimento presencial, o órgão também possui a ouvidoria INSS 2024 para que os interessados comuniquem as suas reclamações e dúvidas. Então, não deixe de saber quais são as linhas da ouvidoria INSS 2024 que você pode usar para entrar em contato com o órgão, já nos próximos tópicos deste post.
Confira ainda:
Conteúdo do Artigo
Telefone da Ouvidoria INSS
Pelo fato da grande maioria dos segurados do INSS terem um celular, o instituto não poderia deixar de ter um canal de atendimento telefônico. O número de telefone INSS 2024 atualmente operacional da Previdência Social 2024 é o 135.
Ao contatar a entidade por este canal é necessário fazê-lo dentro do horário de atendimento fixado pela ouvidoria. Sendo que o telefone funciona das 7 horas às 22 horas (horário de Brasília). Esse horário é verificado somente de segunda a sábado, quando o segurado pode fazer a ligação pelo telefone fixo ou público sem observar nenhum tipo de cobrança.
Como Fazer Reclamação INSS
O INSS possui um canal exclusivo para a apresentação de reclamações relacionadas aos seus serviços. Note que essa linha não deve ser usada para a contestação de um benefício negado, já que para esse tipo de situação existe o recurso INSS 2024 que consiste na contestação da decisão tomada junto ao conselho do INSS.
Agora, se você quiser fazer uma reclamação em relação a um atraso verificado na análise do benefício ou situação de mal atendimento na agência do instituto, aí sim dá para submeter a sua manifestação. Siga as etapas abaixo para apresentar a sua reclamação:
- Entre no site oficial da ouvidoria por este link – Ouvidoria INSS 2024;
- Com a página já cadastrada clique na opção CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO;
- Em seguida bastará preencher o formulário com os dados que são solicitados para concluir a sua reclamação.
Denúncia INSS
A ouvidoria pode ser usada para a apresentação de denúncias em relação a irregularidades notadas pelos segurados nos servidores, beneficiários, agentes externos e estagiários do INSS 2024.
Para manter o denunciante seguro, é recomendado pelo próprio instituto que você use o sigilo do denunciante quando for fazer a queixa.
Denúncia anônima do INSS pode ser descoberta?
Felizmente os dados informados pelo denunciante não podem ser acessados por colaboradores da tabela INSS 2024 ou terceiros. Portanto, você pode ficar tranquilo ao apresentar a queixa no INSS.
Tempo de Resposta da Ouvidoria INSS
A partir da data de apresentação da queixa, a ouvidoria INSS 2024 passa a contar com um prazo de 30 dias para apresentar uma resposta definitiva. Esse período é definido pela controladoria Geral da União que zela pela defesa do patrimônio público e total transparência nos serviços oferecidos pelas entidades desse meio.
No entanto, é preciso ter em mente que em situações mais complexas, a ouvidoria pode estender o prazo de atendimento por mais 30 dias. O prazo extra é apenas aceito se for apresentada uma justificação que faça jus ao período solicitado.