Auxílio Doença 2022: Perícia, Agendamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma entidade bastante importante na vida do trabalhador brasileiro, uma vez que este órgão concede benefícios como o auxílio doença 2022. Esse benefício é fundamental, uma vez que ele oferece suporte aos empegados num dos momentos mais difíceis da sua vida.

Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba quem tem direito ao Auxilio doença e como fazer o agendamento.

Auxílio Doença 2022
Auxílio Doença 2022

Auxílio Doença INSS

O auxilio doença 2022 é um benefício previdenciário que é oferecido a trabalhadores que estão numa situação em que não podem exercer o seu trabalho ou atividade habitual por um período superior a 15 dias consecutivos.

É bastante comum que muita gente confunda o auxílio acidente 2022 com o auxílio doença. No entanto, eles diferem pelo fato do segundo ser de natureza indenizatória para quem ficou parcialmente ou permanentemente incapacitado de exercer as suas funções. Enquanto que o auxílio doença se refere a uma incapacidade temporária.

Auxílio Doença quem tem Direito

Todo o cidadão segurado pela Previdência Social 2022 tem direito de receber o auxílio doença desde que esteja em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo órgão, que são os seguintes:

  • Cumprir com o período de carência de 12 contribuições mensais. Em caso de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença de razão profissional ou trabalho, não se observa a carência;
  • Ter feitos contribuições da tabela INSS 2022 no período mínimo exigido;
  • É preciso comprovar a incapacidade para o trabalho por meio de perícia médica INSS 2022 a cargo da Previdência Social.

Requerimento Auxilio Doença

A solicitação de auxílio-doença para empresas convenentes somente é possível caso a firma tenha feito a entrega da GFIP/SEFIP regularmente.

Agora, se os dados cadastrais não baterem com os que constam no sistema de informação da previdência Social, o requerimento não será aceito. Siga as etapas seguintes para fazer o requerimento:

  • Entre no site do Dataprev INSS 2022 usando ESTE LINK;
  • Em seguida informe o CNPJ da empresa e depois clique em avançar;
  • Feito isso, na próxima tela você já poderá submeter o requerimento.

Auxílio Doença Valor

No geral, o valor do benefício auxilio doença corresponde a 91% do salário do benefício segundo a regra usada para a realização do cálculo. Usando a regra geral, o sistema calcula o número de meses de contribuições e depois considera 80% dessas contribuições para calcular a média aritmética simplificada de modo a estabelecer o salário final do benefício.

Agora, pela regra transitória, o modelo de definição do benefício é similar, no entanto, neste caso os 80% consideram somente os maiores salários dos meses de contribuição.

Agendar Auxílio Doença

Para receber o auxílio doença é preciso agendar a perícia no INSS 2022. Esse agendamento é necessário para a realização da perícia que conduzirá a comprovação da doença do beneficiário. Veja como agendar a seguir:

  • Entre no site do Meu INSS;
  • Faça o login e depois vá na opção Agende sua perícia;
  • Depois clique na opção Agendar novo;
  • Agora basta acompanhar o seu pedido na opção Resultado de requerimento/Beneficio por incapacidade.

Deixar uma resposta