Como fazer Bariátrica pelo SUS? Atualmente, a obesidade é um dos maiores problemas não só no Brasil, mas no mundo. Todavia, neste caso o problema não é a obesidade em si, mas sim, as doenças provenientes dessa doença endêmica. Pensando nisso, abaixo você vai ver tudo sobre a Bariátrica pelo SUS 2024, o que é, como fazer, e os riscos. Vamos lá!
Conteúdo do Artigo
O que é uma Bariátrica?
Em suma, quando dieta e exercícios físicos não funcionam mais e a pessoa quer um método mais fácil e rápido para emagrecer, a bariátrica entra em cena como uma cirurgia estética.
A cirurgia é bem complexa, até porque, a mesma reduz o tamanho do estômago do paciente. Ou seja, ela literalmente tira um pedaço do estômago para fazer com que o paciente não consiga comer mais e consequentemente emagreça.
✅ Veja também o que são esses procedimentos oferecidos pelo SUS:
Hoje em dia, existem diversas modalidades de bariátrica que podem ser feitas, são elas:
- Derivação Biliopancreática;
- Banda Gástrica Ajustável;
- Gastrectomia Vertical;
- Etc.
Bariátrica pelo SUS
É possível fazer a Bariátrica pelo SUS? Sim! Atualmente, caso seja comprovada a real necessidade de fazer a cirurgia bariátrica, a mesma pode ser feita com 100% de cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, em regiões onde não existem hospitais públicos que fazem esse tipo de cirurgia, por exemplo, o SUS cobre todos os custos para você fazer todo o procedimento em um hospital privado.
Embora muitas pessoas não saibam, esse tipo de cirurgia é uma das mais caras do Brasil, chega a custar mais de R$40 mil dependendo da modalidade. Isso mostra como a obesidade é séria e o investimento que o governo precisa fazer para reduzir os riscos já que 1 em cada 5 pessoas no Brasil estão em algum nível de obesidade.
✅ Saiba também as regras de quem tem direito a essas cirurgias pelo Sistema único de Saúde:
Requisitos
- Maiores de 16 anos de idade;
- Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual 40kg/m²;
- Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual 35kg/m² com problemas cardiovasculares;
- Não ter doença Psiquiátrica;
- Não ter vícios em cigarro e álcool;
- Não utilizar outros tipos de drogas;
- Etc.
Quem tem direito?
Com a finalidade de fazer a Bariátrica pelo SUS, atualmente as condições são muito simples. Em primeiro lugar é importante comprovar que você não tem condições financeiras de arcar com os custos.
Além disso, é de suma importância, é preciso estar nas condições do Ministério da Saúde e ter o cartão do SUS (Atualizado).
Riscos da Bariátrica
Como citado anteriormente, a Bariátrica pelo SUS ou mesmo por hospitais privados possuem riscos. Veja abaixo os principais riscos da cirurgia:
- Desvio Intestinal;
- Perda da Vesícula;
- Sangramento Interno;
- Erros médicos;
- Flacidez da Pele;
- Entre outros.
Como dar Entrada na Bariátrica pelo SUS
Por fim, a fim de dar entrada na Bariátrica pelo SUS, primeiro é preciso marcar uma consulta em um dos postos de atendimento. Posteriormente, com sua carteirinha do SUS ativa, o médico responsável vai pedir alguns exames para só depois comprovar a necessidade da cirurgia e se o paciente está apto ou não para participar do procedimento sem maiores complicações.
Caso tudo seja aceito, o mesmo será colocado na fila de espera aguardando uma vaga para a cirurgia.