Como fazer Rinoplastia pelo SUS 2024? Hoje em dia, o Sistema Único de Saúde, mas conhecido como SUS favorece milhões de brasileiros que não têm condições financeiras e acesso à saúde privada. Nesses casos, além de consultar padrões, a instituição também cobre diversos tipos de cirurgias, tratamentos e claro a Rinoplastia pelo SUS 2024. Abaixo, você vai entender todo o procedimento para marcar a sua.
Conteúdo do Artigo
O que é uma Rinoplastia?
A Rinoplastia nada mais é que um procedimento cirúrgico que possui diversas funções, porém, todas elas voltadas ao cuidado e ao tratamento do nariz. Com a Rinoplastia, é possível:
- Correção das narinas;
- Aumento ou Diminuição do Nariz;
- Redução da Giba Óssea;
- Correção na Ponta da Narina;
- Etc.
Em suma, as Rinoplastia pelo SUS ou mesmo por instituições privadas tendem a ser simples e de baixo risco ao paciente, porém, são fundamentais em muitos casos, principalmente para melhorar algumas funções da narina, como a simples ação de respirar, por exemplo.
✅ Saiba também como realizar essas cirurgias pelo SUS:
Rinoplastia pelo SUS
Como citado anteriormente, o SUS é um programa voltado a todos os brasileiros, sem exceções. Porém, em casos de cirurgias, o programa prioriza familiares de baixa renda e com situação de vulnerabilidade.
Além disso, quando falamos de Rinoplastia pelo SUS 2024 ou qualquer outro procedimento estético, é importante que o mesmo não seja feito apenas para fins estéticos. Em outras palavras, para ter a aprovação no programa, é importante que um médico do próprio SUS encaminhe você para a cirurgia. Caso contrário, o mesmo não será aprovado e você não vai conseguir ter acesso à mesma.
Lembre-se, para quem for aprovado, o SUS cobre 100% de toda a cirurgia e exames pré e pós-operatório.
Requisitos
- Efetuar os exames solicitados pelo médico responsável pelo SUS;
- Aprovação nos exames pré-operatórios solicitados pelo médico;
- Não ser gestante;
- Não estar no período de amamentação;
- Suspender qualquer uso de medicamentos coagulante (7 dias antes da cirurgia);
- Não ter doenças graves;
- Seguir todas as regras do SUS e do Ministério da Saúde.
Quem tem direito?
Todas as pessoas têm acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, para isso, em primeiro lugar é preciso comprovar que você não tem condições financeiras para fazer a cirurgia em uma instituição privada.
Caso isso seja comprovado, posteriormente é preciso a comprovação de um médico do SUS para encaminhar você para a lista de espera e por fim, marcar a sua cirurgia de Rinoplastia pelo SUS.
Além disso, é importante seguir todas as regras estipuladas pelo próprio SUS e pelo Ministério da Saúde.
✅ Saiba também quem tem direito a essas cirurgias pelo SUS:
Riscos da Rinoplastia
- Infecções;
- Dificuldade para respirar;
- Sangramentos (pós-operatório);
- Erros médicos.
Embora os riscos da Rinoplastia são leves e na maioria dos casos não gera nenhum risco para a saúde, é importante estar ciente de todos eles. Além disso, problemas como resultados indesejados após a cirurgia também podem acontecer.
Como dar Entrada na Rinoplastia pelo SUS
A fim de fazer a Rinoplastia pelo SUS, caso o médico responsável note a necessidade de você efetuar o procedimento, o mesmo vai encaminhar você para a cirurgia.
Todavia, antes disso, é importante que você seja aprovado nas condições médicas. Em outras palavras, que você esteja saudável para passar por um procedimento cirúrgico.