CND INSS 2022: Como Emitir, Consulta CND INSS

Para reduzir o risco de fazer negócios com pessoas de má índole, diversas instituições pedem que o cidadão ou empresa apresente a Certidão Negativa de Débitos (CND) durante a negociação. Por isso, para não enfrentar dificuldades na hora de pedir empréstimos e aceder a outros serviços financeiros, vale a pena saber como emitir a CND INSS 2022. Não deixe de saber mais acerca da certidão negativa – CND INSS 2022 e como você pode emiti-la, já nos próximos tópicos deste post.

CND INSS 2022
CND INSS 2022

Veja ainda:

CND INSS 2022

Como já foi dito bem no início deste post, a CND é muito usada por instituições financeiras para a comprovação da índole do cidadão. Dessa forma, a CND INSS que contém dados que afirmam a regularidade da empresa com o INSS também pode ser solicitada em negociações ou até mesmo no acesso de serviços do governo, como concursos públicos.

Para o trabalhador em especifico, a certidão negativa INSS que dá conta das suas contribuições à previdência social 2022 é exigida durante o pedido da aposentadoria e da indenização do INSS. O cidadão também precisa do documento para ocupar um cargo público ou fazer o cadastro em um programa social.

Como Emitir a Certidão Negativa INSS

A emissão da certidão negativa INSS é possível pelo site da Receita Federal. Ou seja, pessoas físicas e jurídicas podem ter acesso ao documento de forma fácil e gratuita.

Emitir para pessoa física:

  • Comece por entrar no site da Receita Federal para pessoa física;
  • Com a página inicial carregada, em seguida digite o número do seu CPF no campo correspondente. Inclua apenas os 11 dígitos numéricos;
  • Entre os caracteres de segurança exibidos na imagem e depois clique em Consultar;
  • Na próxima página clique na opção Imprimir para emitir a CNF INSS.

Emitir para pessoa jurídica/empresa:

  • Primeiro entre no site oficial da Receita Federal para pessoa jurídica;
  • Na tela exibida siga informando o CNPJ – entre apenas os 14 dígitos numéricos;
  • Informe todos os caracteres apresentados na imagem da forma correta e depois clique em Consultar;
  • Por fim, clique na opção imprimir para emitir o CND INSS para pessoa jurídica.

Para ter os seus dados atualizados na certidão negativa do INSS, é bastante recomendado que você emita uma segunda via quando houver um grande intervalo de tempo desde a data de emissão do documento (caso a certidão venha a ser solicitada novamente).

Consulta CND INSS 2022

A certidão negativa de débito geral também pode ser consultada por empresas quanto por contribuintes individuais. A consulta é possível através do site do dataprev INSS 2022 mediante o cumprimento do passo a passo apresentado, logo abaixo:

  • Acesse o site oficial do dataprev usando este link – dataprev.gov.br;
  • Na página que será exibida siga escolhendo a forma de consulta (CNPJ ou CEI);
  • No campo “Número CNPJ ou CEI” insira o número do modo de consulta escolhido anteriormente sem incluir os separadores ou zeros a esquerda;
  • Depois disso, agora basta clicar em consulta INSS 2022, que em seguida a certidão negativa de débito será exibida na tela do seu dispositivo.

Deixar uma resposta