Brasil Sorridente 2022: Inscrição e Como Funciona

Você conhece o Brasil Sorridente 2022? Ter acesso à saúde de qualidade é um direito de cada cidadão brasileiro prescrito na constituição. Pensando nisso, surgiu o Brasil Sorridente 2022, programa que oferece saúde bucal através do SUS gratuitamente para todas as pessoas. Quer saber mais? Continue lendo esse conteúdo até o final.

O que é Brasil Sorridente?

Embora seja deixada de lado, a saúde dental tem suma importância na vida das pessoas. Porém, por mais que muitas pessoas não saibam, além do SUS tradicional, o governo também subsidia saúde dental para qualquer pessoa através do Brasil Sorridente 2022.

Em resumo, o Brasil Sorridente é um programa que faz parte do Sistema Único de Saúde – SUS. Provavelmente você pode ter utilizado esse programa em casos de emergência odontológica, porém, o mesmo também pode ser utilizado para ações de prevenção.

Quem tem direito ao Dentista Gratuito?

Hoje em dia, todas as pessoas têm acesso ao programa Brasil Sorridente, pois, como citado anteriormente, o mesmo é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Sendo assim, independente da condição financeira, seja rico ou pobre, o programa está disponível para todas as pessoas.

Embora o SUS sofra muitas reclamações, o acesso à saúde bucal pelo SUS recebe muitos elogios de seus usuários. Até porque, até o momento, não são todas as pessoas que sabem que este serviço está disponível gratuitamente.

Além disso, por mais que as pessoas saibam, infelizmente a busca pela saúde bucal ainda é baixa. Neste caso, a maioria dos usuários só procura um (a) dentista quando o caso já é de emergência.

✅ Confira também essas dicas de cursos:

Como participar do Brasil Sorridente

Atualmente, para quem deseja participar, basta ser cidadão brasileiro. Todavia, infelizmente, para ter acesso ao Brasil Sorridente, é importante verificar se o seu município oferece esse tipo de serviço.

Até porque, embora o mesmo já tenha mais de 15 anos de história, o mesmo não está presente em grande parte dos municípios. Mas caso ele esteja, vá até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e agende a sua consulta ao dentista. Neste momento, é importante comparecer com um documento de identidade com foto e o cartão do SUS atualizado, ok?

Caso você não consiga verificar se o seu município tem acesso ao programa, na própria UBS você consegue ter acesso a essa informação.

Tratamentos odontológicos oferecidos pelo SUS

Assim que você marcar a sua consulta, o dentista responsável vai verificar as condições da sua saúde bucal e caso necessário, pode indicar que você faça algum tratamento, dos mais simples aos mais complexos.

Felizmente, com o cartão SUS em mãos, diversos tratamentos odontológicos são subsidiados pelo Sistema Único de Saúde e consequentemente sai 100% de graça para você.

✅ Veja outras oportunidades de tratamentos oferecidos pelo Sistema único de saúde:

Lembre-se, cuidar da saúde bucal é de suma importância. Portanto, não lembre da saúde bucal da sua boca como um todo apenas quando você precisar fazer um tratamento de canal ou até em casos mais graves.

Como citado anteriormente, através do Brasil Sorridente você tem acesso a tratamentos básicos, complexos e de casos graves, tudo 100% gratuito. Veja a lista dos principais tratamentos odontológicos oferecidos pelo SUS abaixo:

Deixar uma resposta